A educação próxima de uma transformação!

Quando observamos a forma como a educação é conduzida, notamos que o processo de transferência do conhecimento ainda é o mesmo de séculos atrás. Tem sido grande o desafio de gestores e professores substituírem os sistemas tradicionais de ensino e aprendizagem por metodologias que consigam acompanhar as inovações tecnológicas que surgiram nestes últimos 20 anos e que estão mudando o comportamento e a vida de milhões de pessoas.

Se prestarmos atenção nos jovens que nasceram na década 90, já notamos que eles vivem outro momento educacional. Devido ao acesso rápido e irrestrito às informações disponíveis na internet, muitos destes jovens tornaram-se detentores dos seus próprios métodos de ensino e aprendizagem, descobrindo suas habilidades e tornando-se profissionais altamente diferenciados, sem terem participado de uma única aula na universidade.

Essa mudança na forma de aprender está sendo, mesmo que indiretamente, influenciada pelas novas tendências do mercado de trabalho, principalmente na área da tecnologia. Exemplo disso, é o fato de muitas empresas valorizarem profissionais com conhecimentos que atendam às suas necessidades, independente se esse conhecimento foi adquirido na universidade ou fora dela. Ou seja, valorizar o conhecimento é o que importa!

Como exemplo, podemos pegar os estudos da Fundação Catar, que mostram um descompasso entre a forma que estamos ensinando e como devemos ensinar os jovens da nova geração, os quais já nascem num mundo digital.

Alguns dos desafios da escola do século XXI, segundo a Fundação Catar são:

– Mais professores tutores e menos instrutivos;

– Mais ensino personalizado;

– Mais valorização das competências socioemocionais;

– Menos cálculo e memorização;

Com isso, percebe-se que há um descompasso entre a forma que estamos ensinando e como devemos ensinar os jovens da nova geração e que a nossa ideia de educação, atualmente, pode estar um pouco desatualizada em relação à realidade.  Se conseguirmos unir a afinidade tecnológica com modelos pedagógicos educacionais, iremos construir um ambiente com ideias convergentes e que tornarão a aprendizagem muito mais significativa e prazerosa.

 

Dentro deste contexto A Vertical Educação em parceria com a Nadine Heisler e Rafaela Mund, estão promovendo o 1º Bate-Papo com Educadores, que acontece no próximo sábado dia 19/05 às 15h aqui na ACATE, e vai abordar essas mudanças que estão acontecendo no mundo da educação!

Não fique fora dessa, saiba mais aqui!

Wilson Fernandes - STUDOS

COO & CO-FUNDADOR DA STUDOS

Mais posts

Sem comentários

Postar um comentário