Conheça o Projeto Domlexia!

Ainda há muitas pessoas que acham que dislexia é uma doença, mas é uma característica,  uma forma diferente do cérebro funcionar.
Esse jeitão diferente faz com que seja mais difícil a aquisição da leitura e da escrita. Isso quer dizer, uma leitura mais lenta, menos fluente, uma escrita com omissões, espelhamentos e erros ortográficos.

A dislexia atinge de 10 a 15% da população (dados da International Dyslexia Association) e a falta de informação nos torna incapazes de identificar os disléxicos e agir para solucionar as  questões do aprendizado.

Mesmo quando existe um diagnóstico (que é um processo bastante complicado), pais e familiares ficam perdidos em relação a qual caminho trilhar para ajudar suas crianças, e isso os torna vulneráveis a soluções nem sempre eficientes.

Quando eu soube do diagnóstico da minha filha, fui em busca dessa ajuda e não encontrei quase nada claro ou simples.

De forma quase obstinada estudei tudo o que existe de pesquisa científica, todos os avanços e que podemos fazer.

Temos trilhado um caminho de sucesso, eu e ela, mas senti que não podia ficar só na minha filha. O desejo de compartilhar esse conhecimento e ajudar no trajeto de cada um, fez surgir o projeto Domlexia, em parceria com a Juliane que é especialista em alfabetização.

E o Domlexia não fala só das dificuldades.

Porque a dislexia traz junto muitas habilidades, esse jeito diferente do cérebro funcionar, dá uma facilidade em termos de visão global, uma criatividade elevada, capacidade de conexão e visão humana.

Essas características fazem com que os disléxicos se destaquem em diversas áreas como arquitetura, engenharia, ciências, empreendedorismo e artes.

Para que os obstáculos não levem ao abandono escolar, abuso de drogas e álcool e até a criminalidade (nos EUA onde há estatísticas, certa de 50% dos jovens em reabilitação tem dislexia), e para que as habilidades incríveis possam ser potencializadas precisamos ser capazes de identificar a dislexia, darmos as ferramentas para um processo facilitado de alfabetização e valorizar os pontos fortes.

É aqui que entra a Domlexia, uma plataforma para dar conhecimento e valorizar a dislexia.

Nela teremos 3 importantes áreas:

Informação – clara e direta, para que todos possam entender o que é dislexia, conhecer os caminhos para superar as dificuldades e florescer as habilidades, além de teste indicativo, legislação, caminhos do diagnóstico e outros

Colaboração – onde pais, professores e disléxicos podem ter suas dúvidas respondidas e onde boas experiências podem ser compartilhadas

Conhecimento, onde contaremos com um aplicativo na forma de game para auxiliar no processo de alfabetização, cursos para pais e professores, materiais de apoio, etc.

Para o Domlexia sair do papel, estamos com um crowdfunding através do site Catarse e contamos com o apoio de todos.

Acesse www.domlexia.com.br e conheça mais!

Sem comentários

Postar um comentário