Do sonho de empreender em tecnologia à realidade: conheça Sponchi, sócio da Gennera

Ele começou cedo, desenvolvendo app desde a faculdade, hoje é sócio da Gennera, uma plataforma focada em EduTec.

Paulo Cezar Sponchiado, mais conhecido por Sponchi, sempre sonhou em empreender na área da tecnologia. Hoje é sócio da GENNERA Academic One – uma plataforma de aplicativos que permitem a gestão Educacional completa de Instituições de Ensino, de todos os níveis de ensino, sejam elas privadas ou até mesmo públicas. Hoje, a plataforma atende mais de mais de 2.5 milhões de usuários.

O desejo de empreender em tecnologia começou cedo para Sponchi. Durante a faculdade, quando  ele cursava Ciências da Computação na UFSC, desenvolveu um aplicativo para auxiliar professores na gestão de conteúdo e horários como seu projeto de conclusão de curso.

Assim que se formou, ele resolveu seguir o seu sonho de ser um empreendedor e criou ao lado de um amigo sistemas na área de hotelaria. Em seguida, foi convidado a reescrever um sistema de Gestão Educacional, o que despertou ainda mais seu interesse por Tecnologia e Educação. Foi neste projeto onde ele conheceu seu atual sócio André Ribeiro Alves e a Gennera foi se tornando uma realidade.

Como foi o trajeto até chegar a sócio da Gennera?

Sou natural de Vargeão-SC, meus pais decidiram que seus filhos deveriam ir a Florianópolis fazer faculdade. Iniciei no Colégio Catarinense no 1º ano do Ensino Médio. Comecei a faculdade em 1989. Eu e amigos já tínhamos o sonho se sermos empreendedores e assim fizemos ao nos formarmos em 1993, criamos um aplicativo, mas os sistemas eram na área de Hotelaria.

Em 1996 fui prestar serviço em outra empresa e fui o responsável por criar um sistema de Gestão Educacional, foi quando conheci meu atual sócio,  André, onde o nosso desafio, na época era lançar o primeiro sistema Windows do mercado, e conseguimos.

Fiz pós-graduação na Univalli voltado para o Desenvolvimento de Sistemas WEB e em 1999 recebemos novo desafio, lançar “o mesmo sistema”, mas na versão WEB. Em 2000 me tornei sócio da Gennera, foi quando ingressou também, como sócio-investidor, Rubens Monteiro, e em 2001 lançamos no mercado o 1º sistema de gestão Educacional 100% cloud. Desde então conseguimos conquistar clientes em qualquer lugar do Brasil e até lá fora.

Você sempre se imaginou empreendendo na educação?

Sempre me imaginei desenvolvendo algo que pudesse contribuir para o desenvolvimento de terceiros, direta ou indiretamente, e foi na Educação que logo percebi o quão isso me empolgava e me deixava feliz. Quando visito algum cliente ou vejo alunos usando nossos aplicativos confesso que é, sem dúvida, a maior realização profissional que eu poderia imaginar.

Há quanto tempo se tornou um empreendedor?

Acho que desde que nasci (risos), mas profissionalmente desde que me formei, sendo que na Gennera são 20 anos.

Como funciona a plataforma?

A GENNERA Academic One permite a gestão Educacional completa de Instituições de Ensino, de todos os níveis de ensino, sejam elas privadas ou até mesmo públicas. Ele também contempla outros aplicativos: Acadêmico, Financeiro, Gatways de Pagamentos, Matrícula, Sala de Aula, Biblioteca, Mobile, Eventos, Formulários e Relatórios. Além disso, desde 2014, através da parceria com a SAP, incorporamos na plataforma os SAP Business One e com isso atendemos os módulos de backoffice como Contábil, Fiscal, Compras, Patrimônio, Centro de Custos, Contas a Pagar, Fiscal, entre outros.

Tudo isso em uma única plataforma integrada e acessível tanto na web (computador) como também no smartphone, por meio de aplicativos.

Como surgiu a ideia de criar a plataforma?

Iniciou muito antes da Gennera, através do nosso sócio André, para orientar amigos no colégio Energia e Geração, mas de forma mais abrangente ele fo concebido quando fo reescrito para Windows e principalmente quando o tornamos Cloud, onde atignimos por completo nosso objetivo, que era levar a qualquer tamanho de estabelecimento de ensino um aplicativo de qualidade, que até então, somente os grande grupos ou escolas e faculdades particulares poderiam ter.

Qual é o carro-chefe da Gennera?

A GENNERA construiu sua história sempre focada na Educação e não possui outro foco que não este nicho de mercado. Dentro da plataforma os aplicativos acadêmico e financeiro são os que se destacam até porque são a base (Kernel) de todo negócio dos estabelecimentos de ensino.

Qual é o diferencial ou o que faz da Gennera única?

Além do pioneirismo (Windows–>Cloud), atualmente lançamos uma versão com o que tem de mais moderno em termo de tecnologia aliado as novas tecnologias, como gatways de pagamento, inclusive através de bancos digitais.

Tudo na Gennera é gerido em cloud, desde os processos de vendas e marketing, passando pela implantação e capacitação, até o suporte aos clientes. Mas claro, sempre que os clientes demandam estamos os auxiliando presencialmente.

Quais são os valores e missão da Gennera?

Nós da Gennera desejamos um mundo menos desigual e, acreditamos que pessoas mais educadas podem conquistar isso, se tiverem compaixão e respeito às crenças e diferenças.

Ainda que pareça inatingível, nosso propósito começa com um único ingrediente: compartilhar conhecimentos e experiências.

Há quanto tempo a Gennera está na ativa e qual é a abrangência?

São 20 anos de empresa e atualmente estamos em todos os estados do Brasil, sendo que alguns clientes usam em suas filiais no exterior, abrangendo cerca de 750 instituições de ensino dos mais variados tamanhos, sejam de 50 alunos ou 80.000 alunos.

Tem dados de quantos usuários já são cadastrados na plataforma?

Por abranger a comunidade acadêmica, ou seja, além dos administradores e seus funcionários, professores, alunos, pais e responsáveis, atualmente são mais de 2.5 milhões de usuários.

Quem mais investiu no aplicativo?

Os sócios atuais. Ainda não tivemos nenhum aporte financeiro que não o nosso próprio, apesar que, nos últimos anos temos sido muito assediados.

Quais são seus planos futuros como empreendedor?

A tecnologia definitivamente proporcionou o início da mudança da forma de educar, aprender, se conhecer e de compartilhar experiências. É muito difícil prever onde isso vai parar mas de uma coisa é certa, é só o começo, e meus planos são de estar inserido neste futuro, incerto é verdade, mas que certamente será através de tecnologia que cada vez mais a Educação se transformará.

Existe alguma atualização do aplicativo para o futuro breve?

Acabamos de lançar uma nova versão, que reescrevemos o produto legado que tínhamos, que inclui a ideia de plataforma com aplicativos e mobile. A ideia é que nossos clientes do legado aos poucos evoluam para a nova plataforma que, tende a ser atualizada constantemente.

O que você espera do futuro com a Gennera?

Apesar das dificuldades de se empreender no Brasil, felizmente estamos em uma cidade polo de tecnologia em que é possível pensar em um futuro ainda melhor. Sinceramente espero um futuro que aplicativos como o nosso e de outros possam estar na sala de aula de todos os alunos brasileiros, quiça do mundo, permitindo assim que a tecnologia ajude e serem pessoas melhores e que compartilhem cada vez mais conhecimento.

Sem comentários

Postar um comentário