Encurtando as relações entre pais e educadores: conheça Marcos Matias, CEO da ClipEscola

A plataforma propõe mais engajamento de pais e responsáveis na rotina escolar, além da captação de novos alunos para as escolas clientes.

Pensando em melhorar a comunicação entre pais e educadores, Marcos Matias, desenvolveu a ClipEscola, uma startup de Florianópolis, que reúne diversos recursos, como agenda digital, comunicador instantâneo, registrador automático de entradas e saídas, calendário escolar e até um GPS que indica a aproximação dos pais para buscar seus filhos na hora da saída escolar, facilitando a organização na hora de liberar as crianças e desobstruindo o trânsito.

Matias, que hoje é CEO da ClipEscola, relata que começou a empreender desde jovem, seu primeiro CNPJ foi feito quando completou 19 anos, porém, precisou entrar com processo de emancipação, já que a lei vigente da época só permitia a abertura de empresas por maiores de 21 anos. A startup já conta com meio milhão de usuários e mais de 50 milhões de Clips enviados, está presente em todos os estados do território nacional e fora do país, em Portugal e Moçambique.

Confira abaixo a entrevista feita com Marcos Matias, onde ele conta mais sobre ser empreendedor na área da educação.

1) O que é a ClipEscola?

Somos uma plataforma de Comunicação e Marketing para instituições de ensino. Trabalhamos desenvolvendo três pilares nas escolas: Comunicação Mobile 360°, Marketing e Inteligência de Negócios.

Em breve estaremos nos reposicionando no mercado com uma proposta ainda mais disruptiva, oferecendo soluções mais abrangentes para o segmento educacional.

Ainda não posso adiantar as novidades, mas estamos preparando um grande lançamento. Todos os nossos ClipEscoolers estão trabalhando pesado para viabilizá-lo ainda para este ano, pois trata-se de um momento especial para nós.

2) Qual é o carro-chefe do ClipEscola?

A plataforma cresceu muito, mas se eu tivesse que resumir o que fizemos até o momento, diria que nossos maiores apelos estão no engajamento de pais e responsáveis na rotina escolar e captação de novos alunos para nossas escolas clientes.

Uma coisa interessante é que recebemos com frequência relatos espontâneos das escolas dividindo com nossa equipe os benefícios que estão colhendo. É muito gratificante perceber o quanto já estamos conseguindo contribuir no dia a dia de pais, alunos e educadores.

3) Como surgiu a ideia de criar a plataforma?

Em meados de 2014 tivemos a iniciativa de preparar uma pesquisa com nossa base de clientes com o objetivo de levantar gaps e oportunidades de soluções.

Foi uma experiência muito positiva. Fui pessoalmente em vários clientes, levantando dores em diversos times das escolas, da secretaria à direção, inclusive com alguns pais e alunos. A partir dessas entrevistas criamos um material com os insights e possibilidades para inovações na área.

Quase 18 meses depois, após muitos MVPs, surgiu a ClipEscola, uma solução nascida genuinamente das dores que presenciei naquele período de visitações à nossa base clientes. Acredito que esse seja o maior motivo do sucesso que tivemos até aqui, trabalhar na solução de problemas reais vivenciados por nós nessas visitas ao nosso público-alvo.

4) Qual é a abrangência da ClipEscola?

Nossa história ainda é recente. A ClipEscola completou dois anos de vida há pouco, mas já conseguimos conquistar clientes em praticamente todos os estados do território nacional, e recentemente os primeiros fora do país, como em Portugal e Moçambique.

A plataforma já nasceu internacionalizada, mas ainda não tivemos braço para concentrar grandes esforços em outros mercados. A estratégia atual é primeiro consolidar a solução no mercado nacional e só então partir para passos mais largos, a médio prazo.

5) Quantos usuários já estão cadastrados na plataforma?

Comemoramos nossos números periodicamente, toda primeira sexta-feira do mês fazemos nosso “All Hands”, oportunidade para compartilhar os desafios de cada time, somar estratégias e analisar nossos números.

Falando especificamente em termos de uso, nossa plataforma já conta com meio milhão de usuários e mais de 50 milhões de Clips enviados.

6) Você sempre se imaginou empreendendo na educação?

Educação é um dos grandes desafios do nosso país, e me sinto muito grato por poder estar contribuindo ativamente para melhoria desse cenário.

Já me aventurei em muitas áreas, mas no fim sempre acabava retornando para algo envolvendo educação. Hoje, somando quase 20 anos nesse segmento, não consigo me imaginar fazendo outra coisa.

7) Há quanto tempo se tornou um empreendedor?

Sou empreendedor há 25 anos, tirei meu primeiro CNPJ aos 19. Na época foi necessário entrar com processo de “emancipação”, pois a legislação só permitia a abertura de empresas por maiores de 21 anos.

Dá para ter uma ideia de como a realidade era diferente na época, tive que passar por um juiz para poder ter o direito de abrir a minha primeira empresa. Termos como “StartUp”, “Incubadoras” ou mesmo “Investidor” eram completamente desconhecidos, o ecossistema atual praticamente não existia.

Hoje temos muito mais apoio, mas o grau de exigência e competitividade aumenta exponencialmente a todo momento. A ClipEscola é um bom exemplo desta nova geração de empresas, e onde espero poder contribuir por vários anos ainda.

8) Quem mais investiu no projeto?

Ao final de 2015, quando iniciamos o primeiro piloto do que em alguns meses se transformaria na versão 1.0 da ClipEscola, conquistamos o primeiro aporte de capital da empresa, ainda em formato de “Investimento Anjo”.

Posteriormente, no início de 2018, tivemos uma segunda entrada de investidores, e atualmente já estamos negociando mais uma rodada com fundos de Venture Capital (VC).

 9) Quais são seus planos futuros como empreendedor?

No momento meu foco está 100% na ClipEscola, e é só onde consigo me visualizar nos próximos anos. Mas, para o futuro, mesmo que ainda distante, gosto de imaginar que poderei estar investindo e auxiliando outros empreendedores do nosso ecossistema.

11) O que você espera do futuro com o ClipEscola?

Estamos sonhando alto na ClipEscola, contamos com um time engajado e muito competente, espero conquistas realmente grandiosas para o nosso futuro.

Sem comentários

Postar um comentário