post

Engajamento como estratégia para retenção nas universidades

A retenção de alunos é um dos principais desafios das instituições de ensino superior no Brasil (e no mundo?). Mais de 30% dos alunos não chegarão na formatura. Dessa forma, o engajamento é uma estratégia poderosa para combater a evasão nas universidades.

 

É importante saber por que os alunos deixam nossas instituições, mas a principal pergunta é: como fazer para que eles permaneçam matriculados? A resposta: engajamento.

Numa abordagem tradicional, o engajamento é compreendido por quatro etapas: Envolvimento, interação, intimidade e Influência. Já numa abordagem orientada ao ser humano, engajamento consiste em: Ajudar os indivíduos a alcançar os seus objetivos e superar as suas expectativas pessoais.

Os principais tópicos deste post são:

  • O que é engajamento e por que isso é importante?
  • Quais os motivos da evasão?
  • Quem pode criar engajamento?
  • Como criar engajamento?

 

Atualmente, de que maneira a sua instituição de ensino monitora as causas que geram evasão? Quais ações são tomadas para contornar as desistências dos alunos? A sua instituição de ensino acompanha indicadores para medir o impacto da evasão/retenção nas atividades econômicas?

 

Continue lendo em http://ensinoprivado.com.br/metricas/engajamento-a-estrategia-de-ouro-para-aumentar-a-retencao-nas-universidades/

Sem comentários

Postar um comentário