Hub de tecnologias para educação: conheça as soluções da Vertical Educação

Hub de tecnologias para educação: conheça as soluções da Vertical Educação

Hardwares e softwares estão revolucionando o mundo da educação e tornando a tecnologia cada vez mais presente nas salas de aula. Não importa se em colégios ou em ambientes corporativos, o objetivo é promover maior interação e eficácia no processo de aprendizagem.

A Vertical Educação possui mais de 30 empresas de tecnologia associadas, que atuam no desenvolvimento e na comercialização de soluções para o segmento educacional. Entre os produtos e serviços disponíveis estão: ambiente virtual de aprendizagem, aplicações de criação de conteúdo para educação à distância, sistema de avaliação, sistema de gestão acadêmica, aplicativos mobile, cursos à distância para diversos segmentos, lousa eletrônica, consultoria para implantação de EaD, criação de conteúdos sob encomenda, tutoria, implantação de gestão do conhecimento, infraestrutura de rede, segurança, nuvem, entre outras soluções.

Por meio do vasto portfólio e das empresas associadas com grande know-how na área, a Vertical Educação tem se tornado um hub de soluções para educação, provendo software e hardware de ponta para instituições de ensino e empresas de diferentes segmentos.

Saiba mais sobre as soluções da Vertical Educação:

Conteúdo e-learning e cursos online:
Empresas vastamente conhecidas no mercado de ambiente virtual e e-learning garantem uma experiência de grande aprendizado aos usuários, tanto com foco em educação, para acompanhamento de aulas EaD quanto para empresas, garantindo perfeito treinamento das suas soluções aos colaboradores. O ambiente virtual e as ferramentas de e-learning estão sendo cada vez mais utilizadas pelas instituições. Um dos principais motivos é a liberdade de poder acessar o material a qualquer hora e em qualquer local, sem necessidade de uma estrutura física muito elaborada.

Outras ferramentas como redação online, provas e simulados também ajudam os estudantes que estão se preparando para provas importantes como vestibulares e concursos. Com conteúdos e correções online, o estudante também tem a liberdade para organizar seu tempo e encaixar as atividades em sua agenda, sem precisar se deslocar ou depender de aulas presenciais com horários fixos e predeterminados.

Aplicativo e software de gestão educacional:
Com o uso constante e inevitável da internet, a gestão educacional pode se tornar confusa em alguns momentos. Isso inclui a gestão de atividades e de materiais enviados por alunos: hora por e-mail, hora utilizando o drive do Google ou outras ferramentas.
Mas como manter o controle da gestão educacional? Centralizar as informações e atividades pode facilitar muito esse processo. Para que isso seja possível, o software de gestão educacional deve auxiliar os professores a melhorarem a qualidade do ensino por meio da tecnologia, facilitando a comunicação dentro e fora da sala de aula. A tecnologia ainda deve permitir a melhor gestão de suas turmas, através de ferramentas que facilitem o arquivamento de documentos acadêmicos e pedagógicos, bem como sua consulta e visualização quando necessário.

Métricas:
No meio digital uma preocupação constante é o acompanhamento de métricas. No entanto, é importante garantir o correto armazenamento dos dados para que a análise de métricas seja confiável e eficaz. Contar com tecnologia de ponta e serviços de storage para armazenamento dos dados é essencial, independentemente do segmento da instituição. Para a educação, por exemplo, já se foi o tempo em que as notas eram dadas em provas e atividades escritas e armazenadas somente em papéis, sem garantia de segurança desses dados. Existem empresas que realizam o armazenamento desses dados na nuvem e garantem, inclusive, dualidade de armazenamento, preservando um backup atualizado para ser resgatado em caso de emergência. Da mesma maneira, só é possível mensurar o desempenho de docentes e da própria instituição garantindo armazenamento e dados de confiança.

Cada instituição, educacional ou não, possui características e necessidades específicas. Por isso é importante que os serviços sejam totalmente adaptáveis a essas necessidades e garantam o armazenamento de dados relevantes para a análise dessas métricas.

Plataforma LMS:
LMS (Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem) é um modelo de sistema que disponibiliza vários recursos, permitindo planejamento, implementação e avaliação de atividades, auxiliando o aprendizado online. Entre os dados que um bom sistema LMS deve garantir estão o controle de acesso dos alunos, o gerenciamento de cursos e lições e a emissões de certificados. Ou seja: todo o desempenho do aluno e sua evolução durante o curso pode ser visto por seu professor ou tutor e, desta forma, garantir uma avaliação completa e coerente.

Projetos educacionais:
Muitos profissionais da educação têm projetos educacionais já definidos, mas não sabem por onde começar a implantação. Para isso, a Vertical Educação possui associadas que disponibilizam programas de mentorias e fornecem todas as orientações para o desenvolvimento de projetos educacionais, desde o auxílio nos passos iniciais, como identificação dos objetivos estratégicos, definição de eixos de estruturação e mapeamento de recursos. Em casos de projetos mais avançados, que já possuem essas informações, existem também soluções para garantir a execução de todas as etapas necessárias para para a implementação de um projeto de educação corporativa ou complementar, desde a concepção até a elaboração de um portfólio inicial de cursos.

Simulações e games:
Não à toa, grandes empresas e instituições de ensino utilizam simuladores em suas aulas e cursos preparatórios. Alguns games, utilizando óculos rift, servem, inclusive, para o tratamento de fobias e transtornos psicológicos. Esses jogos utilizados com finalidade educacional ou instrutiva são chamados de serious games e têm ganhado cada vez mais espaço nas instituições de ensino e meio corporativo. O motivo é o grande poder de imersão que eles proporcionam, além de serem mais divertidos e prazerosos quanto à experiência do usuário.
Alguns problemas como falta de espaço ou de laboratórios podem ser contornados através da utilização de jogos e simuladores, como forma de prepararem melhor os alunos para aulas práticas e até mesmo para o mercado de trabalho.

Não há mais espaço para a falsa ideia de que o uso de games é eficaz somente para crianças e pessoas mais jovens. Eles podem ser utilizados por qualquer faixa etária e para diversas finalidades, desde que sejam elaborados de forma correta, com o planejamento e a customização necessários.

Tecnologia e material de sala de aula:
Lousas eletrônicas, brinquedos educativos e outras ferramentas também já garantiram seus espaços nas salas de aula. As crianças brasileiras estão se conectando cada vez mais cedo, como provam dados recentes do Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostrados pelo Google, que revelam que 52% das crianças brasileiras realizam seu primeiro acesso à internet até os 10 anos e que 74% dos lares com crianças com idade entre quatro e 11 anos possuem acesso à internet. Portanto, não há mais escolha: fugir da tecnologia é também negar um aprendizado eficaz. Além de garantir maior interatividade e prazer, a tecnologia traz com ela a facilidade de acesso às milhares de informações disponíveis e a garantia de uma aula mais dinâmica, com possibilidade de apresentar mais fotos, vídeos e outros materiais visuais. As lousas eletrônicas, por exemplo, permitem maior liberdade ao professor na hora da explicação e sem a necessidade de depender de gizes, canetões e infinitos papéis.

Conheça todas as associadas da Vertical Educação e os produtos oferecidos.

Todas as soluções citadas podem ser trabalhadas em conjunto ou separadas, dependendo do objetivo de cada instituição. Portanto, avalie as principais necessidade da sua escola ou empresa e conte com um hub de soluções para atendê-las. Tem dúvidas? Vamos conversar?

Sem comentários

Postar um comentário