torneio

O Torneio Gerencial

O Torneio Gerencial 2017 é a 19ª edição de um dos maiores sucessos nacionais no que se refere a jogos de negócios. A competição envolve acadêmicos de todo o Brasil, que competem entre si nos mais variados mercados, tomando decisões gerenciais que levem às suas empresas fictícias à liderança do mercado simulado.

Equipe Valiant (do Paraná), vencedora do TG2014: “O Torneio Gerencial faz o participante aplicar conhecimentos e conceitos de maneira muito próxima à situação real. O mercado de trabalho é cheio de reviravoltas, situações inesperadas e desafios e o Torneio Gerencial consegue simular isso muito bem, preparando o participante para (…) o futuro”.

 

Os participantes do TG montam suas estratégias e vão avaliando seu desempenho junto ao mercado. Com isso, conseguem desenvolver a visão sistêmica e análise das áreas funcionais da sua empresa e suas interligações. Desta forma, se obtém experiência no processo de tomada de decisões, assim como na avaliação de resultados e na análise de desempenhos.

Equipe Lazare (de Santa Catarina), vencedora do TG2007: “O mais importante é sempre elaborar uma estratégia de crescimento que mantenha equilibrado os aspectos financeiros e de resultado. E, ficar sempre atento a tudo que acontece no mercado e a situação dos concorrentes. A meta é sempre estar um passo a frente dos seus concorrentes.”.

 

Tal como no mercado real, os participantes têm certa dificuldade no início, devem estudar bastante e batalhar para seu crescimento. As quatro etapas, todas eliminatórias, utilizam simuladores de quatro mercados distintos (comércio, indústria, agronegócios e serviços) e exigem que os participantes se adaptem rapidamente às adversidades. Aqueles que se empenham, entendem rapidamente a dinâmica do jogo e montam suas estratégias estão um passo a frente, rumo ao topo do mercado. Além disso, é preciso que se adapte às mudanças ocorridas no mercado e assimile os erros cometidos em suas decisões, alterando a estratégia da empresa, se assim for preciso.

Equipe SIGMA (do Rio de Janeiro), vencedora do TG2004: “A principal dificuldade foi o começo, já que você precisa se acostumar com a dinâmica da simulação e nas primeiras rodadas (…) você não está muito habituado.”.

Equipe WoodyWool (de Minas Gerais), vencedora do TG2015: “A principal dificuldade foi ter que traçar caminhos alternativos quando a estratégia não se mostrava eficiente logo de começo. Ser capaz de reconhecer que a decisão tomada não foi a mais adequada, de acordo com o mercado, foi um ponto essencial para alcançar o pódio do torneio.”.

 

A metodologia de simulação gerencial é utilizada em dezenas de instituições de ensino do Brasil, trazendo esta experiência única para seus alunos. Só a Bernard, organizadora do Torneio Gerencial, conta com mais de 250 instituições-clientes e impacta milhares de alunos anualmente.

Equipe Pale Ale (do Rio Grande do Sul), vencedora do TG2009: “A simulação gerencial, além de ser uma ferramenta motivante e emocionante, proporciona a ligação e a utilidade real de todos os conteúdos aprendidos nas universidades.”.

Equipe Gauchada (do Rio Grande do Sul), vencedora do TG2016: “É de extrema importância que as universidades tragam simuladores como os da Bernard para dentro das suas salas de aulas. Tive a oportunidade de utilizar o simulador (…) na universidade onde estudo e todos os participantes da simulação compreenderam a importância que essa matéria trouxe para a sua formação como profissional.”.

 

A primeira edição do Torneio Gerencial (TG) foi realizada no ano de 1998, como um torneio-piloto com a participação de 16 equipes e realizado inteiramente via fax. Ao longo de suas edições, o TG foi se ajustando de acordo com o feedback dos participantes. Hoje, o modelo do Torneio é validado por meio de uma pesquisa de satisfação ao final de cada edição. Com isso, o objetivo é sempre atender às demandas dos acadêmicos, a fim de que haja cada vez mais participantes e o aprendizado seja sempre obtido de forma divertida, fazendo deles gestores de sucesso em suas vidas profissionais.

Equipe Alfa People (de São Paulo), vencedora do TG2005: “(…) esse torneio é muito valioso, vale mais do que muitas aulas na faculdade e horas de leitura. (…) o torneio me ajudou a aumentar minha autoconfiança e quem sabe tomo coragem em 2006 para gerenciar minha própria empresa.”.

 

Em suas 18 edições, o TG já contou com mais de 15.000 participantes e distribuiu mais de R$ 130.000 em prêmios! Além da premiação dos finalistas, todos os participantes que tomarem suas decisões recebem certificado de participação. Este certificado pode ser validado junto à instituição de ensino como horas em atividades complementares. Ou seja, os participantes se divertem, aprendem e ainda são recompensados por isso!

 

                Tá esperando o que?

Entre agora em www.torneiogerencial.com.br e inscreva-se!

 

Acompanhe-nos também na nossa página (www.facebook.com/torneio).

 

torneio

Bernard Simulação Gerencial

Bernard Simulação Gerencial

Há 25 anos atuando no desenvolvimento de sistemas de simulação gerencial, a Bernard é referência na área de jogos de empresas e possui uma moderna linha de simuladores voltados à capacitação gerencial.

Mais posts - Website

Sem comentários

Postar um comentário