como preparar os estudantes para o vestibular

Como as novas tecnologias estão preparando alunos para o vestibular

Tecnologia e material de sala de aula: como preparar os estudantes para o vestibular

Uma geração que já nasceu conectada se prepara para conquistar sua vaga na universidade. O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – é o grande desafio de quem busca seu espaço nas disputadas vagas das universidades. Para passar, não tem mágica: o jeito é estudar muito. Atualmente a tecnologia propõe alternativas para aprender de forma mais eficaz, dentro e fora da sala de aula. Educadores e alunos contam com videoaulas, sites e aplicativos, que colocam o conhecimento na palma da mão.

Conheça algumas novidades que podem potencializar o ensino e a aprendizagem.

Tecnologia e material de sala de aula: Novos hábitos de estudo 

Nos últimos anos, empresas que acreditam no poder transformador da tecnologia desenvolveram formas mais dinâmicas de aprender. Entre os beneficiados estão os estudantes dos cursos pré-vestibulares que precisam absorver uma grande quantidade de informações em pouco tempo. Os jovens rapidamente aderiram a essa inovação, como complemento e reforço ao conteúdo compartilhado em sala de aula. Com o conhecimento disponível a qualquer hora e em qualquer lugar, os estudantes adotam novas rotinas de estudo, que dependem de organização, determinação e foco.

 

Um novo caminho para o ensino 

Hoje em dia os smartphones, para os jovens, vão muito além do acesso às redes sociais, jogos e bate-papos. A pesquisa TIC Educação (2017) realizada em escolas públicas e particulares de todo país revelou que 74% dos alunos do ensino médio já usaram o celular para estudar.

As projeções feitas pelo Fórum Econômico Mundial em 2015 destacam que 90% da população terá acesso à internet em 2025. Esses números mostram a importância de acompanhar a tendência e de estar cada vez mais presente no ambiente virtual com conhecimento de qualidade.


Tecnologia e material de sala de aula: como se conectar com os alunos

“Conectar-se” significa criar uma ligação com o outro, a tecnologia vem como um novo meio para fazer este elo. A diferença é que a inovação permite vivenciar experiências, visuais e auditivas, que vão além do que se presencia em sala de aula. Um exemplo: que tal transportar seus alunos para qualquer lugar do mundo, durante a aula de Geografia, usando óculos de realidade virtual? Com certeza a fixação do conteúdo será muito mais efetiva e agradável.

Outra técnica quevem sendo utilizada para melhorar a fixação de conteúdo é filmar as aulas e disponibilizá-las aos alunos, para que acessem sempre que necessário. Foi a partir desta ideia que surgiram canais no Youtube como o Descomplica, Me Salva e Vestibulândia. Cada canal já conquistou mais de um milhão de seguidores. 

E quando o estudo, além da teoria, exige prática? Apenas assistir vídeos não seria suficiente. É o caso da redação do Enem. Escrever um texto sobre o assunto especificado na hora da prova é um desafio. Mas com técnica e prática é possível desenvolver a habilidade de dissertar e argumentar. Um exemplo é o site RedacaOnline. Ao adquirir um plano, o aluno pode enviar suas redações para serem corrigidas por profissionais especializados. São avaliadas questões como o domínio da língua portuguesa, compreensão do tema principal e organização das informações. Mais uma vez, professores e alunos conectados em busca dos melhores resultados.

Os simuladores de provas online também são novidades que vêm para dar suporte ao vestibulando. No aplicativo Studos, o candidato pode responder mais de 60.000 questões de provas de diversos vestibulares do Brasil. Após a conclusão do exercício o sistema apresenta o gabarito correto, estatísticas de acertos, tempo gasto em cada questão. Além do conhecimento adquirido na resolução das questões, o candidato desenvolve a autoconfiança para o dia da prova.

 

As apresentações gráficas dessas plataformas seguem o perfil interativo e dinâmico, transformando o aprendizado em uma espécie de jogo.

 

A construção do conhecimento a partir da utilização de métodos e técnicas inovadoras, tende a trazer diversos benefícios aos professores e alunos. A tecnologia neste sentido figura como forte aliada para ambas as partes, simplificando os processos de ensino e aprendizagem, e tornando o tão temido vestibular algo mais leve e até mesmo divertido.

 

Descomplica: https://www.youtube.com/sitedescomplica

Me salva: https://www.youtube.com/user/migandorffy

Vestibulândia: https://www.youtube.com/nerckie

1Comentário

Postar um comentário